Buscar
  • Aguiar Contabilidade

Contabilidade por Responsabilidade

Atualizado: Out 22

As equipes, ao serem divididas em departamentos, tendem a serem mais coesas e, se corretamente estimuladas, podem produzir mais e melhor. Mas, como medir essa evolução na comparação com o status quo ante?

Para romper essa barreira ante um ambiente em que a competitividade das organizações alcança dimensões globais, torna-se premente saber não só quanto se gasta, mas quais foram os ganhos e lucros com determinados clientes ou linhas de produtos.

Uma das formas de melhor conduzir esse processo se dá pela “contabilidade por responsabilidade”, que é uma evolução natural do tradicional “centro de custos”. Enquanto neste, a contabilidade é focada nas contas de despesas, naquele aplica-se uma abordagem focada em entrega de valor, na qual os gestores atuam por “centros de responsabilidade”.

Para ficar ainda mais claro, enquanto ao gestor da “contabilidade de custos” o cuidado maior se dá nos desembolsos, a “contabilidade por responsabilidade” lança luz a um entendimento mais abrangente, que adiciona o estudo transversal das receitas, lucro e desempenho.

Dessa forma, a contabilidade através de “centros de responsabilidade” proporciona uma mensuração mais adequada às organizações, agregando valor na busca por investimentos.



AGUIAR CONTABILIDADE: CRC/RS-006730/O Luis Henrique Tessis de Aguiar: CRC/RS 51.295/O-7

AGUIAR CONTABILIDADE
FONES: (51) 3268.7169 / 99226.4852
CRC/RS-006730/O